Amarionette – Num dia mau consegue ver-se para sempre (Review)

Num dia mau consegue ver-se para sempre é o álbum de estreia dos portugueses Amarionette e a seleção nº17 da Live Shows Portugal na sua review da semana.

Um disco notável, recheado por um estupendo rock que se insere numa cena experimental/alternativa de extrema relevância. Riffs melódicos e muitíssimo bem erguidos enchem nove faixas de fulgor onde Joana Vieira brilha com voz a condizer.

Formados em 2007 no Seixal, João Pereira, Joana Vieira, João Galrito e Miguel Loureiro têm vindo a desenvolver um projeto espantoso em território nacional. Influenciados por uma cena rock delineada como alternativa, os Amarionette sentem influências desde o punk ao post-rock. O seu álbum de estreia há sido lançado no passado mês de Abril e encontra-se para venda no bandcamp da banda em formato digital, e através de encomenda por e-mail em formato físico.

A Scena de ódio entra com suspense e leveza, construindo um trajeto traçado através de um poema de Almada Negreiros dedicado a Álvaro de Campos, citado com expressividade em formato de canção por Charles Sangnoir. A genialidade imposta em cada poema declamado é indubitável. Particularmente, acha-se que Portugal carece de mais projetos como o dos Amarionette, onde o seu rock é soberano e a língua de Camões uma natural subordinada.

Polaroid emerge em um panorama mais pesado. Surgem riffs enérgicos e veementes assistidos por um trabalho fantástico de Miguel Loureiro na bateria. Corvo de Papel e A. Caiero levam nota máxima na íntegra deste álbum. Os temas, esses, são perfeitos. Já referimos uma vez que a perfeição é utópica, mas ambos os temas detêm de uma capacidade especial para a atingir. A voz de Joana Vieira entra seguramente de modo sagaz, capaz de nos arrepiar da cabeça aos pés.

Num dia mau consegue ver-se para sempre encontramos um disco coeso, e não apenas um conjunto de singles encaixados em formato de álbum. A interligação entre temas é evidente, o rock patente neles é autêntico e, a poesia lírica declamada acha-se genial.

Os Amarionette representam tudo o que se deseja num bom rock português. Uma lição musical que obtém todo o mérito. 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segue-nos no facebook -> Gosto

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s