TAPE JUNk – The Good and The Mean (Review)

TAPE_JUNk_capa

“The Good and The Mean” representa a primeira jornada de João Correia como Tape Junk. Um projeto puramente delineado pelo artista numa espécie de western de se tirar o chapéu. De “Only Sun” a “99 Year Blues Reprise”, o vocalista de Julie and The Carjackers oferece um pouco de si num disco coeso.

Tape Junk nasce com o retrato do artista que se encontra na capa em criança. João Correia traz-nos um primeiro álbum a solo repleto de sonoridades que são tudo menos imparciais. Contudo, um projeto deste calibre não se fica por um só artista. O álbum de estreia lançado pela mão da Optimus Discos conta com a cooperação de Frankie Chavez, Nuno Lucas, António V. Dias, Sérgio Nascimento, Bruno Pernadas, José V. Dias e Franscisca Cortesão. Nomes que iluminam projetos como Minta & The Brook Trout, Julie and The Car Jackers e Brass Wires Orchestra. A inspiração, essa, acarreta o country de Johnny Cash conexo com o indie de Beck.

Os primeiros riffs do disco combinam de imediato com aquele cenário onde o Homem e a sua guitarra caminham por um trajeto isolado na sua própria realidade. Mas é entre “99 Year Blues” e o single que dá nome ao disco, “The Good and The Mean”, que o enredo nesta ação atinge o seu clímax. Não há como ignorar.

“No Romance Without Finance” apressa esta jornada por instantes. Distanciando-se melodicamente do restante escutado, este tema entra num tom que nos lembra um pouco dos Them Crooked Vultures. Todavia, com “Buzz” a história muda e o trajeto volta a encarrilhar até ao final da linha.

Lá mais para o final, surge um reprise da segunda e uma “Tombstone” com um desfecho que assenta que nem uma luva numa batalha com um só sobrevivente.

“The Good and The Mean” é rock à Americana. Uma aposta perspicaz pela Optimus Discos num estupendo trabalho de João Correia.

Faixas favoritas: “The Good and The Mean”, “99 Years Blues/Reprise”, “Buzz”

Download gratuito do disco aqui

– Ana Camilo

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s