The Supervisor – Hold

Na semana nº 10 no âmbito de reviews com rubrica portuguesa, chega-nos “Hold”, o LP de estreia dos The Supervisor. Uma breve preview de 4 faixas presentes no bandcamp desta banda lisboeta conduziu-nos automaticamente à descrição deste álbum exemplar. As sonoridades de um rock alternativo muitíssimo bem edificado espelham-se em todo este “Hold”, através de maravilhosos riffs divergentes, uma voz impecável por parte de André Banza e uma construção melódica que revela uma imensa maturidade relativamente aos 4 elementos deste projecto auspicioso.

     Há sido em 2009 que quatro rapazes provenientes de Lisboa fundaram este projecto de rock alternativo. Três anos e um EP depois, chega-nos o álbum em menção, “Hold”. Os The Supervisor são André Banza na voz e guitarra, Pedro Ramalho na bateria, Renato Silva no baixo e voz e, por fim, Rui Pereira na guitarra e teclas. Os The Supervisor descrevem-se como o espelho de uma nova teoria sonora sobre o triplo ângulo das almas. Após diversos showcases Fnac de apresentação do seu LP, os The Supervisor actuam no Ritz Clube no próximo dia 28 de Setembro para apresentar este trabalho sublime e dar início à sua tour.

   É com “Whispering Silence” que damos início a uma reprodução de 12 faixas de originais. Riffs aliciantes começam por ingressar gradualmente no ouvido acompanhados pela deslumbrante voz de André Banza. A composição melódica do tema é extraordinária, repleta dos mais minuciosos detalhes que deliciam o ouvido clínico de todo o amante de boa música.

Subsiste uma particularidade interessante na íntegra de este álbum. Sucede que a guitarra baixo nos temas dos The Supervisor, contrariamente a diversos projectos musicais, nunca passa despercebida.

“Hold” é o tema que dá nome a este LP e a segunda faixa do mesmo. “Hold” caracteriza-se por uma faixa intensa onde o termo é enfatizado em variadas ocasiões no seu lirismo. “Hold”, enfatizada imediatamente por nós, é uma faixa capaz de acelerar o nosso ritmo, tornando-se deveras voraz, conduzindo a um rewind constante.

Chega-nos “Out Here” na terceira posição deste trabalho. Subsiste um enorme suspense na entrada desta faixa de quatro minutos e meio. O tema alcança ímpeto progressivamente e conquista-nos com riffs translúcidos e um lirismo emotivo, obtendo rapidamente o nosso favoritismo. E é com “Try” que nos achamos na quinta faixa. “Try” é um tema que omite qualquer tipo de cliché, empezando de um modo e revelando-se numa melodia dispersa e bem edificada. Este acaba por ser mais um dos detalhes interessantes no trabalho dos The Supervisor, que não se mantêm no campo de segurança dos 4 acordes e criam sonoridades dinâmicas.

A reprodução já vai avançada e, imediatamente nos achamos na nona faixa com “The Front Row Is Screaming”. Liricamente, a faixa é deveras a mais simples de todo o LP. Contudo, este facto não se torna negativo, precisamente o inverso. A compreensibilidade lírica conduz a uma maior absorção mental de toda a letra, sendo esta memorizável e fácil de interiorizar. Melodicamente apreciamos especialmente todo o trabalho na bateria de Pedro Ramalho.

“Play Dead” advém como faixa mais intensa de todo o álbum. Em “Play Dead” encontramos os riffs mais interessantes de todo o trabalho. O ritmo volta a acelerar para uma cena mais alternativa, o vigor na voz de Banza vai sobrevindo e damos por nós – trivialmente afirmando – “a curtir milhões” desta faixa. No final deste álbum deparamo-nos com um tema suave intitulado de “Empty Hearts”. Um tema delicado e bem aprazível que cessa este álbum com chave de ouro.

Como faixas favoritas elegemos “Whispering Silence”, “Out Here”, “No Answer = Love” e “Empty Hearts”.

Sublinhamos novamente a genialidade evidente na composição melódica de todo o trabalho. Salientamos também o notável artwork na capa de “Hold”.  

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s